7 maneiras especializadas de cuidar de canos e ralos
7 maneiras especializadas – De todas as nossas conveniências modernas, o encanamento interno pode ser o que mais valorizamos. Embora usemos nossas pias e sistema de esgoto várias vezes ao dia, eles simplesmente não exigem muita atenção. E como o encanamento dura décadas, é raramente lembrado. Quando é, é porque há um problema: o incômodo de um ralo, um cano entupido ou um vaso sanitário entupido é desastroso para nossas vidas.
A maioria dos proprietários pode evitar uma emergência de encanamento com um pouco de cuidado preventivo – e grande parte deles você pode fazer sozinho sem envolver um encanador.
1. Inspecione e limpe sua linha de esgoto profissionalmente a cada três anos (pelo menos)
Se você quiser ter total tranquilidade de que seu esgoto está em boas condições, peça para um profissional que inspecione seus encanamentos a cada três anos ou menos. Isso é particularmente importante se você tiver muitas raízes perto de seus tubos de saída (veja a dica 5).
2. Dê a descarga corretamente
Não dê descarga em nada além de dejetos humanos. Sem fraldas, sem os chamados papéis higiênicos (não importa o que a embalagem diga!), sem produtos de higiene feminina, sem toalhas de papel, sem areia para gatos e absolutamente sem sobras de comida (sim, realmente, algumas pessoas usam o banheiro como um depósito secundário de lixo, e isso causa estragos no sistema de esgoto).
3. Limpe os ralos todos os meses
Canos e esgotos se acumulam quando a água e os resíduos não podem fluir livremente, o que pode acontecer quando algo se acumula no interior dos canos. Portanto, você deve limpar seus ralos mensalmente, usando um limpador à base de enzimas – não um produto químico que pode danificar seus canos. Se você preferir uma solução caseira, misture um pouco de bicarbonato de sódio com vinagre e mande pelo ralo, deixe a combinação fazer sua mágica por 15 minutos ou mais e depois enxágue com água fervente.
4. Use um protetor de ralo
Quando estamos com pressa ou nos sentindo um pouco preguiçosos, cometemos erros. Adicionar um protetor de ralo simples e barato a cada uma de suas pias pode impedir que você envie coisas pelo ralo que não pertencem a ele. Um filtro no ralo na banheira, por exemplo, pode ajudar a evitar os desagradáveis entupimentos com cabelos e sabão.
5. Substitua os tubos antigos
Sim, encanamento e canos de esgoto duram décadas, mas as casas geralmente duram muito mais. Se seus tubos forem mais antigos, considere substituí-los antes que você tenha um problema. As vidas úteis típicas dos tubos são as seguintes:
- Tubos de alimentação de latão: 40-70 anos
- Linhas de drenagem de ferro fundido: 75-100 anos
- Tubos de alimentação de cobre: 50 anos
- Tubos de alimentação de aço galvanizado: 20-50 anos
- Linhas de fornecimento PEX: 25-40 anos
- Linhas de drenagem de PVC: Indefinido
- Se você ainda tiver tubos de chumbo, você deve substituí-los imediatamente.
6. Mantenha as raízes longe de sua linha de esgoto
Às vezes, os esgotos se acumulam por causa do que está acontecendo dentro de sua casa. Mas muitas vezes, eles podem sofrer por causa do que está acontecendo em seu quintal. Se você tiver árvores ou arbustos grandes plantados muito perto da linha de esgoto, suas raízes podem empurrar o cano e criar um entupimento ou causar danos ainda mais severos.
7. Nunca despeje graxa no ralo da cozinha
Todos os seus canos eventualmente se conectam sob sua casa em um dreno principal que leva tudo para a linha de esgoto. Isso significa que, se você estiver despejando graxa na pia da cozinha, ela cobrirá não apenas esse cano, mas também todos os canos a caminho, inclusive, da linha de esgoto principal.
Essa graxa também pode se transformar no que algumas pessoas carinhosamente chamam de gordura sólida – óleo, graxa e outras sujeiras que se acumulam ao longo de meses ou anos e causam caos nos esgotos em casas individuais e sistemas urbanos. Em 2018, por exemplo, funcionários de obras públicas da região metropolitana de São Paulo removeram um objeto que consistia no acúmulo de vários tipos de óleos despejados por várias pessoas ao longo do tempo e que tinha mais de 2 metros de altura (nojento não é mesmo?).
Faça um favor ao seu esgoto (e à sua cidade) e use toalhas de papel para absorver a gordura e depois jogue-as no lixo (não na privada! Veja a dica 2).
Tem dúvidas sobre a manutenção de canos em Curitiba?
Sua casa é provavelmente o maior investimento que você tem e adoraríamos ajudá-lo a cuidar bem dela. Se você tiver dúvidas, perguntas sobre suas linhas de esgoto ou precisar de aconselhamento especializado sobre qualquer outro problema de encanamento, queremos dizer qualquer, os profissionais da Desentopy São José dos Pinhais estarão prontos para ajudá-lo.
0 comentários